Em conjunto com os municípios pernambucanos de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, e Cabrobó, e os municípios baianos de Juazeiro, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Sobradinho, forma a Região de Desenvolvimento Econômico Integrado - RIDE - São Francisco.
A cidade possui a 6ª maior economia do estado, representando 3,37% da riqueza pernambucana. Petrolina é o maior pólo agroindustrial de Pernambuco. Alcançou seu desenvolvimento através da agricultura irrigada, tornando-se um importante centro de produção de frutas tropicais principalmente pelo cultivo de uvas e mangas.
Bodódromo: Complexo de restaurantes na cidade de Petrolina, onde são servidos pratos regionais à base de bode, além do delicioso churrasco de bode.
Catedral de Petrolina: Construída em estilo neogótico, com vitrais franceses, imagens oriunda da Europa, relógio doado pelo Padre Cícero. Nela se encontra o jazigo de D. Malan.
Galpão de Ana das Carrancas: Acervo de peças em barro com olhos vazados, característica única das peças produzidas por Ana das Carrancas, mantém a tradição das famosas carrancas do São Francisco.
Ilha do Rodeadouro: Ponto turístico regional, onde os turistas podem apreciar a beleza do rio. É excelente local de banho, tendo bares e restaurantes que servem pratos típicos regionais.
Ilha do Fogo: Localizada no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, marca da divisa entre os Estados da Bahia (Juazeiro) e Pernambuco (Petrolina). Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, de aproximadamente 20 m de altura, onde está fixado um cruzeiro.
Igreja Matriz: Iniciada em 1874 e concluída no ano de 1906, em estilo barroco, tem como padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, imagem procedente da Ilha da Madeira (Portugal).
Museu Regional do São Francisco: Localizado em Juazeiro-BA, o museu conta a história da navegação no Rio São Francisco. A construção do prédio é datada de 1925 e foi recentemente restaurada. O acervo contém documentos, fotos, móveis, roupas e peças dos barcos a vapor que navegavam pelo rio São Francisco.
Museu do Sertão: Localizado em Petrolina-PE, contém acervo documental histórico, exposição de objetos de uso de boiadeiros, cangaceiros, antigos coronéis, pescadores, peças indígenas, etc.
Orla de Petrolina/Juazeiro: Ponto de restaurantes, bares, lanchonetes e pista de cooper.
Oficina do Artesão Mestre Quincas: Local de venda de artesanatos (sandálias, bolsas, cintos, lençóis, almofadas e peças de madeira, à exemplo das carrancas).