top
logo
GENÉTICA NA PRAÇA
logo

          A Genética na Praça é uma atividade paralela do XIX ENGENE que visa difundir, entre a comunidade local que hospedará o evento, conhecimentos na área de genética e evolução. Será realizada pela primeira vez no encontro regional do Nordeste, no dia 18 de junho de 2012, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino médio da rede pública e privada de Petrolina/Juazeiro e região.

          A atividade é organizada de forma a tornar mais próximo o diálogo entre pesquisadores e o público em geral. A Genética na Praça contará com palestras, destinadas aos professores, sobre temas recorrentes na área, buscando a atualização e discussão das principais dificuldades no ensino de genética e evolução nas escolas. Para os alunos, estão programadas oficinas nas quais os principais temas de genética, presentes na grade curricular do ensino médio serão abordados de forma lúdica, através de jogos e atividades interativas.

          A Genética na Praça teve a sua primeira edição em 1999, durante o 45º Congresso Brasileiro de Genética, em Gramado, RS, organizada pela Sociedade Brasileira de Genética. Com resultados satisfatórios e boa aceitação entre a comunidade científica e o público em geral, vem ganhando cada vez mais espaço nos congressos e encontros de genética realizados no Brasil. Pode ser considerada iniciativa inspiradora para outras sociedades científicas que também passaram a organizar atividades similares. Os resultados de mais de dez anos de trabalho para o aprimoramento do ensino podem ser conferidos na revista Genética na Escola (www.geneticanaescola.com.br).



logo
PALESTRAS
logo
 
8h30 - 8h45 Abertura
8h45 - 10h15 Palestra
Título: A história da descoberta do HIV e a AIDS
Palestrante: Carlos Frederico Martins Menck (Universidade de São Paulo)
10h15 - 10h30 Intervalo
10h30 - 12h00 Palestra
Título: Novos conceitos e velhos problemas: limites e possibilidades para o ensino
Palestrante: Caroline Zabendzala Linheira (Universidade Federal de Campina Grande)
12h00 - 13h30 Almoço
13h30 - 15h00 Palestra
Título: O estado da arte dos transgênicos
Palestrante: Francisco Aragão (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)
15h - 15h15 Intervalo
15h15- 16h45 Palestra
Título: Breves reflexões sobre ensino e aprendizagem
Palestrante: José Mariano Amabis (Universidade de São Paulo)


logo
OFICINAS DIDÁTICAS
logo
O sexo das flores
Integrantes: Andréa Virgínia Araújo Teixeira, Claudineide Silva Landim, Eveline Barros Soares, Jardilina Yves Bezerra dos Santos, Samara Ferreira da Silva, Suzana do Vale Santos, Uyara Alves Silva.
Descrição: Conceitos relevantes acerca das técnicas de polinização controlada, rotineiramente empregadas em programas de melhoramento genético de plantas, são apresentadas de forma dinâmica e ilustrativa, ressaltando os principais aspectos anatômicos dos órgãos reprodutores de culturas vegetais típicas da região.
  Alergias... Qual é a sua?
Integrantes: Débora Carine Rodrigues Carvalho, Maria de Lourdes Neres da Silva, Ruideglan de Alencar Barros, Sara Raquel Rodrigues dos Santos.
Descrição: A partir de material didático acessível e barato essa oficina explica, em uma linguagem dinâmica e divertida, como as alergias são desencadeadas no sistema imunológico pela presença de partículas estranhas, destacando ainda alguns mecanismos de controle dos efeitos inflamatórios das alergias pelo corpo humano.
  Desvendando o código da vida *
Integrantes: Adna Maelly Telles dos Santos, Allinne Lúcia Primo de Albuquerque, Andressa Torres Souza, Carlos Alberto Leite Filho, David Souza Silva, Elionai Bernardo da Silva, Emerson Oliveira Santos, Grasielly Rocha Souza, Maíra Dias Mangueira Bastos, Mariana Rodrigues Xavier, Paula Larissa da Silva Martins, Rayane Moriza Pereira dos Passos, Vanessa Urias, Franciely Ferreira Santana, Risolene Gomes Dias.
Descrição: Demonstração de modelos didáticos que ilustram a estrutura do ácido desoxirribonucléico DNA e sua replicação semiconservativa, além de eventos de transcrição gênica e de tradução proteica, ressaltando a relevância do código genético em eucariontes.
*Coordenação: Kyria Bortoleti (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
  Experimentando a genética *
Integrantes: Adijailson de Oliveira Neri, Alícia Lie de Melo, Glauber Meneses Barboza de Oliveira, Thalita Silva Dias, Waldécio Danilo Carvalho de Sena, Yasmin da Silva Gonçalves.
Descrição: Atividades práticas que ilustram as técnicas de eletroforese e microscopia de maneira didática e rápida, utilizando materiais simples, com o intuito de despertar o interesse dos jovens pela prática científica a partir deuma metodologia fácil e divertida.
*Modificado de Santos-Filho, F.S. Eletroforese: uma importante ferramenta da genética 6 (2):43-45, 2011.
  Guerra dos bicos *
Integrantes: Alisson Weider Bezerra Guedes, Elaine Maiara Bonfim Nunes, Thatiany Teixeira Bezerra, Tarcísio Dourado Santos.
Descrição: Aspectos conceituais importantes do processo de seleção natural são simulados através de uma metodologia dinâmica e divertida que explora as variações morfológicas observadas nos bicos de aves, relacionando-as às suas preferências alimentares.
* Modificado de Mori et al. Os tentilhões de galápagos: o que Darwin não viu, mas os Grants viram. Genética na Escola 1 (1): 1-3, 2008.
  Nas asas da evolução
Integrantes: Erick Douglas Souza Almeida, Catiane Oliveira de Souza.
Descrição: A organização sistemática dos seres vivos e os princípios básicos do processo evolutivo são ilustrados usando como modelo insetos frequentemente encontrados no dia a dia, de forma a enfatizar as adaptações evolutivas observadas nas asas e suas associações com a ampla distribuição dessas formas de vida no ambiente terrestre.
  Cara a cara com a célula *
Integrantes: Verônica de Castro Leal, Tatiane Cristina Silva dos Santos, Thayse Nunes Barros, Thaimara Araújo, Maria Miriam Cavalcanti Camelo.
Descrição: Tópicos relevantes sobre os componentes celulares e suas funções em seres vivos de diferentes reinos são introduzidos por meio de um jogo de cartas ilustrativas, promovendo o aprender e o ensinar de forma lúdica e prazerosa.
*Gentilmente cedido pelo Centro de Estudos de Genoma Humano, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo USP, São Paulo/SP (www.genoma.ib.usp.br).
  DNA na praça
Integrantes: Danielle Carolina Campos da Costa, Josélia Santana Gonçalves, Renata Natália Cândido de Souza Gama, Samila Samea da Silva Souza, Soniane Rodrigues da Costa.
Descrição: Um método caseiro simples e rápido para a extração de DNA de morango é proposto nessa oficina, destacando o acentuado caráter interdisciplinar dessa oficina com outras áreas do conhecimento, tais como química e física.
  Filho de scoiso, scoisinho é! *
Integrantes: Amanda Sousa Guimarães, Ilka Fernanda Mendes Pereira, Thaís Correia Magalhães e Talyta Torres Vianez.
Descrição: Noções básicas da relação genótipo e fenótipo são abordadas por meio de um modelo didático, apresentando de forma dinâmica e lúdica eventos de formação e fecundação dos gametas sexuais para a identificação de fenótipos presentes nos descendentes a partir de características físicas herdadas.
*Gentilmente cedido pelo Centro de Estudos de Genoma Humano, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo USP, São Paulo/SP (www.genoma.ib.usp.br).
  Meiose. Vamos segregar essa ideia? *
Integrantes: Herbeson Ovidio de Jesus Martins, Jadilson Mariano Damasceno, Riani Ananda Nunes Soares, Thaise de Araújo Rocha.
Descrição: Modelos didáticos feitos como massa de modelar e canudos são usados para apresentar de forma acessível e lúdica as principais fases e eventos envolvidos na meiose, enfatizando a contribuição da genética nos mecanismos de permuta e segregação alélica.
*Modificado de More et al. Meiose e as Leis de Mendel. Genética na Escola. 06 (1): 34-41, 2011.
  Sistema ABO: a eureca de Landsteiner *
Integrantes: Danilo Diego de Souza, Eiryanne Fonseca de Menezes, José de Alencar Peixoto Filho, Uiliane Soares dos Santos.
Descrição: Conceitos gerais acerca do sistema sanguíneo ABO e Rh são abordados com modelos didáticos, enfatizando os diferentes grupos sanguíneos e seus genótipos, sua importância para a medicina clínica transfusional e os principais componentes celulares presentes no sangue humano.
*Modificado de Júnior et al. Sistema sanguíneo sem mistério: uma proposta alternativa. Genética na Escola 3 (3):7-9, 2009 e Sousa et al. Ação de dois antígenos. Vai um refresco aí? Genética na Escola 6 (1): 1-3, 2011.
  Quem quer ser um CSI? *
Integrantes: Valcleberson Elias Farias, Amanda Luiza Costa Pereira, Agnes Yasmin Pitombeira Cavalcante.
Descrição: Conceitos gerais sobre sequenciamento de fragmentos de DNA e suas importantes contribuições à perícia criminal são ilustrados através de modelos didáticos, simulando a identificação de sequências específicas dessa biomolécula em possíveis suspeitos de um crime.
*Modificado de Marano et al. Polimorfismos genéticos e identificação humana. Genética na Escola 5 (1): 53-56, 2010.
  Batateria: uma bateria elétrica de batata *
Integrantes: Laís Lisboa, Elaine Cordeiro Alves.
Descrição: Noções básicas sobre o funcionamento das células voltaicas e suas associações em série, empregando uma grande variedade de legumes e fios metálicos.
*Adaptado de Luiz Ferraz Netto (www.feiradeciencias.com.br)
  logo
APRESENTAÇÕES CULTURAIS
logo
9h30 - Dança: Cromos-SOMOS
Elenco: Ana Carolina F. Alencar, Eliebert do Santos Silva, Graziela Laís M. C. dos Santos, Herbeson Ovídio de J. Martins, Illaira Leydira C. Bandeira, Jadilson Mariano Damasceno, Jaranna Thaiane C. Barbosa, Lislei dos Santos Jorge, Luciano Modesto N. Menezes, Markus Voltaire de O. Víginio, Matheus Vinicius dos S. Nery, Riani Ananda N. Soares, Thaise de Araújo Rocha, Thersica Tainá R. da Silva, Victor Marcone T. D. da Silva e Victor Santos Brito.
Coordenação: Kyria Bortoleti, Marcelo de Maio Nascimento - Universidade Federal do Vale do São Francisco
Sinopse: O comportamento dos cromossomos durante o ciclo meiótico e as Leis de Mendel são ilustrados mediante a expressão corporal em uma apresentação de dança.
  11h00 - Teatro: O dia em que o diabo quis menosprezar o Nordeste
Autor: José Everton Fagundes da Silva
Direção: Catiane Oliveira de Souza
Elenco: Catiane Oliveira de Souza , David Souza Silva, José Everton Fagundes da Silva, Leniker Cordeiro de Souza, Marcos Aurélio Soares de Souza, Rodrigo Menezes Gomes e Thaimara de Araújo Souza
Sinopse: Diante de uma seca avassaladora, os nordestinos decidem partir de sua terra natal. Vagando encontram um Poeta que decide dar rumo à poesia de suas vidas, invocando os céus, a terra e até o diabo para decidir o rumo dos retirantes. Astuto, o diabo tenta convencer a todos, porém não contava com a interferência dos cientistas que invocam o seu defensor, o Anjo Crispim. Diante dessa convenção, qual é o rumo dos retirantes? Como a genética pode ajudálos por um Nordeste melhor? As repostas? Só assistindo a esse cordel.
  15h00 - Teatro: Bioquímica em cena
Autor: Marcos Vale - Universidade Federal do Ceará
Direção: Wagner Felix - Universidade Federal do Vale do São Francisco
Elenco: Leniker Cordeiro, Rafaele Ferreira, Naylla Santos, Michaella Ribeiro, Jéssika Janaína, Thalita Dias, Tássia Oliveira, Murilo Coelho, Thaiure Carvalho
Sinopse: A peça tem como personagens principais o coração, fígado, cérebro e outros componentes de nosso organismo em um caloroso e informativo debate. Após grande discussão, estabelece-se uma crise que leva todos a reconhecerem a importância de cada órgão em favor da economia energética do organismo para garantir o tão necessário equilíbrio metabólico do ser humano.
 
top
Promoção
Realização
Apoio
logo sbg logo embrapa logo ufpe logo univasf logo capes logo cnpq logo facepe